domingo, 12 de abril de 2009

A novo ordem... social?


Estava lendo um post no blog da Dama de Cinzas* que falava sobre relacionamentos, os relacionamentos do século XXI, na verdade.

Depois desse post eu comecei a organizar umas idéias na minha cabeça:

É nítida a mudança comportamental no individuo do século XXI. Mulheres independentes, mães solteiras, pais solteiros, homens que amam homens, mulheres que amam mulheres, mulhres mais velhas com homens mais novas, homens mais velhos com mulheres mais jovens,vários países aceitam hoje o casamento homossexual, além de se falar abertamente no assunto. É claro que as coisas não andam a mil maravilhas, no Oriente Médio na maioria dos países que compõem essa região a homossexualidade é um crime punido com pena de morte ou prisão. Mesmo assim eu estou otimista.

Estamos percebendo que essas regras e conceitos foram formuladas pela sociedade para colocar ordem no galinheiro, mas sabe-se hoje que não é bem assim que a banda toca, esses velhos conceitos estão se reciclando porque os valores também estão passando por esse processo de mudança ( isso está acontecendo graças ao enfraquecimento do poder de persuasão da igreja sobre nós), as pessoas estão se tornando mais criticas, estão se libertando desse pudor que por vezes os sufoca, os oprimem.

Imagine, novas "verdades" estão se formando, novas crenças e com isso uma maior liberdade de expressão. Li em uma comunidade que vai ser lançado um filme de um diretor brasileiro que fala de incesto, as pessoas ficaram chocadas e eu pensei: " Ok, incesto... porque isso é proibido mesmo? Depois percebi que é apenas uma questão cultural ( biológica também, há chances da criança nascer com deficiência e blá, blá... mas isso pode ocorrer com qualquer um mesmo que não estejam unidos por laço sanguíneo, e não estão pagando por nenhum pecado). Apesar de seguir esse raciocínio não quer dizer que eu acho que é certo, apenas fiquei me questionando por que é errado.

Livre da interferência da igreja influenciando no meu raciocinio as coisas parecem ficar mais claras. Não sou bobo, sei que em uma sociedade sem regras, nós seres humanos, agiríamos como animais em uma selva, no entanto certas regras não condizem mais com a realidade. A sociedade está evoluindo e junto com ela as ditas regras sofrerão ligeiras ( mas importantes ) mudanças ( espero).

Estamos a beira de mudanças significativas, novos valores estão se formando, estamos a beira de uma nova ordem... social? Será?



22 comentários:

Eu amo a E.Y. disse...

Sem dúvida, amigo, muitos conceitos do passado não se sustentam mais. Acho que essa é uma das causas para a Igreja estar batendo cabeça, desesperada, indo contra tudo e contra todos em questões como camisinha, células-tronco, aborto etc.

Abraço!!!

Cris Medeiros disse...

Obrigada por comentar meu post, sinal de que vc gostou mesmo!

Sobre o seu só tenho que concordar com tudo!

Beijocas

Anônimo disse...

Adorei o post! e eu estou torcendo para que as mudanças na sociedade aconteçam o mais rápido possível.
Mas já venho notando mesmo muitas mudanças significativas.Acredito que o acesso a informação tem contribuido para isso, pois afinal agora somos milhões a produzir textos com nossas opiniões, antes ficava restrito a meia duzia de opções de midia.

ah.. mudando de assunto, vi a sua solicitação de ajuda pra por hiperlink e fiz um post para te orientar, dá uma olhadinha, se ainda restar dúvida, me fala!
beijos!!

Alisson Nito disse...

olá,conterraneo !
belo blog!
passo por aqui para lhe apresentar meu mais novo projeto de blog o "lirica's".
são releituras de belas cançoes adapitadas ao meu universo.
vale apena conferir!

www.alissonliricas.blogspot.com

(e se possivel comente,é o meu combustével)
até mais !

JOÃO disse...

as gerações se passam, novos conceitos surgem, coisas que faziam sentido não o fazem mais...
incesto talvez seja o último tabu sexual...
ainda bem que não tenho irmão, porque acho muito estranho esse lance de parentesco...


frase do dostoiévski:

"se deus não existe, tudo é permitido"

Anônimo disse...

ola, resolvi comentar hj, dpois de mto tempo acompanhando aki jah...
esse post de hoje ta simples e objetivo. uma nova ordem social esta sim acontecendo... ainda nao esta totalmente estabelecida, mas esta no caminho disso! ate pq as coisas mudam, o tempo tdo, e isso tb tem q ocorrer com o pensamento e açoes da sociedade de maneira geral, certo?
como diriam, é a transitoriedade da vida!!!
abraçao
e dpois se der, da uma passada no meu blog: http://thevoyeurman.blogspot.com/

Eu amo a E.Y. disse...

Fala meu camarada, valeu pela visita! Realmente não vou viver um eterno sonhar com a EY. Não rolou? paciência. Vida que segue!

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Talvez o incesto seja só uma proibição cultural, mas é nojento pais transando com filhos é sim. Imagina vc transando com seu filho ou pai ?

Anônimo disse...

Acho que as pessoas estão se libertando , se conhecendo melhor vendo todas as possibilidades ..isso é muito legal , o novo sempre causa alguma repulsa, o que parece estranho neste minuto no próximo já é banal ... isso é o ser humano ...
As pessoas percebem que entre o branco e o preto existem 256 tons de cinza ...

Um abraço !

Fabiano (LicoSp) disse...

Ehhh, sinais da evolucao... dizem os espiritas q estamos aqui para evoluir, vamos ver se aos poucos conseguimos isso neh?!?

Embora algo me diga q ainda teremos muitoss problemas e dificuldades.

abs do Lico

O Gato de Cheshire disse...

Muito bacana o blog, depois de muito caçar, enfim um blog gay sem ser de putaria.. Ufa!! Já estava achando que era exclusividade minha...
Acho que é mais ou menos por ai mesmo, vivemos uma nova ordem, sem dúvidas... A vezes sinto que as pessoas ficam perdidas entre a liberdade contemporanea e as regras de um periodo anterior (regras essas que me pergunto até que ponto alguem consegue viver sob elas)... O nosso grande desafio é contruir relações numa geração q vive o deslumbre da possibilidade da descontrução.

Paulo Mamedes disse...

Não sei o que responder, eu sou tradicional ainda que não pareça...

Muni disse...

oi :D

eu tive um professor que dizia que Deus era a maior invenção do homem. A humanidade precisa de regras, isso é fato, e quando essas regras precisavam vir de uma entidade superior, elas vieram. Agora eu acredito que as pessoas confiam mais em regras que venham de algo concreto e criticável. Acho que a religião é importante sim, o que acho errado é a forma como as pessoas se aproveitam disso pros seus interesses e pra distorcer tudo. A religião é uma base, porque afinal de contas a gente precisa se sentir seguro de vez em quando, mas acho que cada pessoa tem o seu próprio modo de entender Deus e não vão ser igrejas, padres ou pastores que vão ditar isso.
Ainda bem que esses conceitos de relacionamento estão ficando mais abertos ao que realmente acontece. Homossexualismo existe desde que o mundo é mundo, já era hora das pessoas começarem a se preocupar com seus próprios umbigos e parar com essa coisa de achar que tem o direito de dar palpite na vida alheia. Já passou o tempo em que as pessoas aceitavam tudo como verdade absoluta, agora tudo é criticado, reavaliado, e eu tenho um certo otimismo... Acredito que com o passar do tempo as coisas melhorem ainda mais, talvez não a tempo de podermos presenciar essa mudança, mas se um dia eu tiver filhos creio que eles viverão num mundo mais consciente (pelo menos nessa parte). Talvez seja até muito otimismo, mas o fato é que é nisso que eu confio. Não tem só gente ignorante no mundo =/
bjo
teh +
o/*

Muni disse...

oi :D

eu tive um professor que dizia que Deus era a maior invenção do homem. A humanidade precisa de regras, isso é fato, e quando essas regras precisavam vir de uma entidade superior, elas vieram. Agora eu acredito que as pessoas confiam mais em regras que venham de algo concreto e criticável. Acho que a religião é importante sim, o que acho errado é a forma como as pessoas se aproveitam disso pros seus interesses e pra distorcer tudo. A religião é uma base, porque afinal de contas a gente precisa se sentir seguro de vez em quando, mas acho que cada pessoa tem o seu próprio modo de entender Deus e não vão ser igrejas, padres ou pastores que vão ditar isso.
Ainda bem que esses conceitos de relacionamento estão ficando mais abertos ao que realmente acontece. Homossexualismo existe desde que o mundo é mundo, já era hora das pessoas começarem a se preocupar com seus próprios umbigos e parar com essa coisa de achar que tem o direito de dar palpite na vida alheia. Já passou o tempo em que as pessoas aceitavam tudo como verdade absoluta, agora tudo é criticado, reavaliado, e eu tenho um certo otimismo... Acredito que com o passar do tempo as coisas melhorem ainda mais, talvez não a tempo de podermos presenciar essa mudança, mas se um dia eu tiver filhos creio que eles viverão num mundo mais consciente (pelo menos nessa parte). Talvez seja até muito otimismo, mas o fato é que é nisso que eu confio. Não tem só gente ignorante no mundo =/
bjo
teh +
o/*

Carlos Eduardo disse...

Exatamente,
cuidado para o seu pensamento 'não cristão' não te puxar para um lado e você acabar se perdendo dos reais motivos.
Uma sociedade para viver em ordem - ok, não é bem assim - preciso de regras, e estas devem ser revisadas de tempos em tempos uma vez que a sociedade evolui - ok, também não é bem assim.





http://putoanonimo.blogspot.com






ps. preciso de uma ajuda sua, para isso devemos nos comunidar por um canal livre de 'invasores'

Anônimo disse...

Oi,Murilo!
Acho que devemos mesmo rever nossos conceitos!Muitos deles foram calcados na intolerância religiosa e outros não passam de bobagens!
Também espero que as coisas evoluam e sempre pra melhor!Basta de trevas,né?
Beijos Afrodite

Anônimo disse...

Amigoooooooo, tem um selo para você lá no blog :)

Bom feriado , divirta-se :)

Abraços

Anônimo disse...

Respondendo, não sou francês ... apenas uso esses temas para encher "luingiça" lá no blog ... kkkk o ano passado foi brasil japão , bem mais legal :)

Um abraço

Cara do Blog disse...

Como sempre seu post fazendo a gente refletir, Acho que eles exageram muito em criticar coisa que hoje não são encarada do mesmo modo que antigamente

disse...

tudo esta bem mudado...
andei até imaginando... certamente as crianças de hj, experimentarao de tudo no futuro, para entao escolher o que preferem (sexualmente falando)...

beijooo

CARLA ROCHA disse...

Belo blog! O mais importante é sermos felizes e quanto a isso, qualquer maneira de amar vale a pena, já dizia a música! Abraço!

menina fê disse...

tem uma música do b. negão que diz assim:

"ordem para o povo. progresso para a burguesia"entendeu?
ordem só pra os menores, excluídos e menos favorecidos... já para a burguesia a prosperidade! palhaçada isso! quem dita regras? que regras são essas que só os pequenos têm que seguir?!

penso que toda forma de amor é válida. quem não gostar que roa o cotovelo!

rsrsrs

_______________________

seguinte:
abril é mês de aniversário do degusta! tem um presente personalizado com o nomezinho de vcs, no link do post de 09/04. venham buscar!


bjão da fê =D